AACR2R em MARC21 - 2012
Façam suas perguntas sobre o livro aqui!
Eu, a autora Antônia Memória, responderei a todas sempre que possível. Abraços a todos.

Antônia Memória - AACR2 - Perguntas e Respostas

Enviar Resposta || Voltar para Antônia Memória - AACR2 - Perguntas e Respostas


ISBN X Edição

Delete this post Enviada por Maria Luiza C. Jardim <luiza@ippur.ufrj.br> em 11/Sep/2014
198.143.41.1

Mensagem:

Profa. Antonia

Minha pergunta versa sobre o que considerar como nova edição. Sabemos que as editoras no Brasil, apesar da Biblioteca Nacional não atribuir novo ISBN a edição que não tiver mudança no texto, reimprimem as obras com um novo nº de edição. Desta forma temos varias edições, que na realidade são reimpressões.

Para considerar como uma nova edição na Base Minerva da UFRJ, estamos estudando a adoção do critério de que se é o mesmo ISBN – ou a mesma data de copyright - não fazer uma nova catalogação. Incluir na mesma catalogação como exemplar e registrar em nota o nº das edições e as respectivas datas de edição. Portanto, só considerar outra edição quando houver mudança no ISBN.

No AACR2 na regra 1.2B3 diz que em caso de dúvida considerar as palavras EDIÇÃO, TIRAGEM ou VERSÃO como evidência de que se trata de uma indicação de edição e registrar como tal.

Entretanto, na regra 2.2B1 diz que diz para fazer a transcrição da edição CASO CONTENHA DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A OUTRAS EDIÇÕES DA MESMA OBRA, ou que seja mencionada como uma reedição dessa obra.

Minha dúvida é se o que queremos adotar na UFRJ está em desacordo com o AACR2. O RDA cita algo a esse respeito?

O nosso principal interesse em adotar esse critério se deve a administração dos exemplares na circulação on-line, uma vez que facilitaria a reserva on-line que é facultada aos nossos usuários.

Muito grata por sua ajuda

Maria Luiza


Respostas para essa pergunta

    Sem respostas no momento


Responder esta pergunta

Nome:

E-mail (optional):

Assunto:


Mensagem:

Inserir texto estilizado: Negrito | Itálico | Underlined
Disabilitar texto estilizado